quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Crítica de O INTERROGATÓRIO na Folha de São Paulo

CHRISTIANE RIERA

CRÍTICA DA FOLHA

Tour de force seria um eufemismo para definir tamanho esforço artístico e físico da montagem de 12 horas de "O Interrogatório", adaptação da peça do dramaturgo alemão Peter Weiss e uma verdadeira "vigília cênica", como definida pelo grupo carioca Centro de Investigação Teatral.

Trata-se de uma reconstituição dos momentos finais do julgamento de Frankfurt (1963 -1965) dos ex-guardas nazistas de Auschwitz. Ocupando parte da plateia, de um lado, os acusados. No canto oposto, as testemunhas. Soltos pelo palco, promotor e advogado. Ao centro, o juiz cara-a-cara com o público, que ouve os relatos envolvendo câmaras de gás, o Zyklon-B, experiências científicas, cercas elétricas e o muro negro. Um time de 40 atores impressiona pela devoção, precisão e, acima de tudo, pelo talento.

Cena da peça "O Interrogatório", em São Paulo



Na dramaturgia de Weiss, o esperado. Uma mistura de transcrição tecnocrata com narrações de comoção única sobre os detalhes da rotina de crueldade inarrável em um campo de extermínio. Na leitura do diretor Eduardo Worzik, uma surpresa. Palco e plateia se fundem, transformando o teatro em tribunal.

O texto ganha caráter ritualístico quando, depois de 5 horas, os depoimentos começam a se repetir, apontando para uma circularidade infinita além da sensação de que estamos, de fato, em uma reunião de cunho social-religioso em que propósito é realmente velar eventos trágicos.

Às 6 da manhã, por volta de apenas 10 pessoas na plateia, insones sob o efeito desta oratória estonteante. Com a saída dos atores, um silêncio retumbante.

Das trevas do teatro, algo grandioso e indecifrável, que também abarca os hutus em Burundi, os tutsis na Ruanda ou ainda os timorenses e os haitianos e outros inúmeros descaminhos jamais desvendados da humanidade. E ecos distintos da já folclórica frase de Joseph Conrad: "O horror! O horror!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário